top of page

Sobre Banho de Ouro

Você sabe qual é a diferença entre as peças banhadas, folheadas ou chapeadas a ouro?

 

No processo de folhear ou chapar aplica-se uma camada fina de ouro sobre o metal que será usado como base, e por forte compressão essa camada adere definitivamente sobre a base, por isso também é chamado de chapeado. Esse processo hoje não é usual porque sua aplicação não é abrangente, uma vez que para aderir melhor aos metais bases eles teriam que ser o mais plano possível.

O banhado a ouro é um processo diferente do folheado, e é chamado assim por que você literalmente banha a joia ou objeto.

O processo consiste em mergulhar o metal-base que pode ser de prata, bronze, latão ou níquel em uma solução de sais de ouro. O objeto a ser banhado é ligado (contato) em uma corrente elétrica (polo negativo).O polo positivo é ligado atravez de eletrodos na mesma solução. (vide figura).

 

Este processo também pode ser feito com muitos outros metais como prata, ródio, níquel, cromo e cobre e o tempo de imersão depende de cada metal para se conseguir uma boa fixação. No caso do ouro, essa camada pode ser mais espessa ou menos espessa dependendo do tempo de mergulho e da corrente aplicada no banho. Uma bom banho tem uma quantidade de material depositado superior a 12 milésmos, que pode parecer muito pouco mas é o suficiente para se ter uma peça de ótoma qualidade.

Informação sobre Milésimos e Mícrons

Milésimos se refere a quantidade de metal depositado em uma peça, e não tem relação com a espessura da camada. Uma peça que possui um banho de ouro de 10 milésimos, a deposição de ouro corresponde a 1% do peso total da peça. Considerando o pré banho o peso final da peça pode chegar a alíquota de 2%.

Mícrons se referem a espessura da camada deposita e não tem relação com a quantidade de metal depositado na peça. Uma peça possui um banho de 20 mícrons é o mesmo que dizer que o banho possui uma camada de espessura de 0,020 milímetros.

Não existe uma tabela de correlação entre essas medidas (a não ser que se conheça exatamente área e massa da peça).

Coisas que devemos saber sobre a folheação

Todas as peças que forem restauradas serão polidas e tratadas pelo fato de que os banhos não removem riscos, nem texturas da superfície.

Os banhos fazem o nivelamento microscópico e não conseguem atingir o macroscópico (riscos, texturas, etc..).
 

Informamos que nossos banhos NÃO são os denominados "flash". O banho flash é uma fina camada depositada (até 0,5 milésimos), geralmente  usado para coloração final, e não é um banho recomendado para peças de uso diário, principalmente as que tenham muito atrito (por exemplo anéis).

Existem lojas que vendem peças brutas, como brincos, anéis, pulseiras, correntes, etc...que ainda não receberam banho de ouro em sua superficie. Geralmente são peças de latão cobre ou aço.

Estas peças não são apropriadas para uso, (excluindo o aço cirúrgico), pelo fato de não terem passado por um processo do banho galvanoplástico e o seu contato com a pele pode causar alergias ou problemas para a saúde.

 

A galvanoplastia / banho de ouro é um tratamento de superfície que deposita (solda) um metal sobre outro, através da redução química ou eletrolítica, assim evitando perigo a sua saúde.

 

Trabalhamos sem dúvida com os melhores elementos e soluções para os banhos que são antialérgicos.

© 2015 Gold Plated Ateliê - Todos os direitos reservados.

bottom of page